Sinopse: O sonho de um velho porco de criar uma granja governada por animais, sem a exploração dos homens, concretiza-se com uma revolução. Como acontecem com as revoluções, a dos bichos também está fadada à tirania, com a ascensão de uma nova casta ao poder. Nesta fábula feita sob medida para a Revolução Russa, todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que os outros.
------
Na Granja do Solar os animais trabalhavam para o sustento dos humanos, mas não estava contentes com isso pois trabalhavam muito e comiam pouco. Major, um porco que estava em seus últimos dias de vida, teve um sonho com uma canção que sua mãe cantava quando ele era pequenino e que falava sobre a liberdade dos animais, uma revolução.
Após a morte de Major, meses se passaram e nada de revolução, mas quando surgiu a oportunidade os bichos aproveitaram e explusaram o terrível Sr. Jones e o resto da turma. A partir daí eles criam suas próprias leis e vivem melhor, até que sem perceber estão sendo feitos escravos novamente.
Como diz a sinopse, este livro fala sobre a traição a um ideal, pelos caminhos da tirania e da corrupção . Demorei algum tempo para entender todas as informações que esse livro quer nos passar.
Lendo, eu me lembrei das minhas aulas de história, em que a professora explicava sobre a ditadura, em como todos não tinham direito de fazer o que queriam e nem liberdade de expressão.
Enfim esse livro nos faz pensar nesses tempos difíceis, e eu super recomendo!
Thalía, vc fez eu me lembrar da faculdade (sou formada em Letras).
ResponderExcluirTivemos que fazer um trabalho sobre esse livro. Aliás, esse e O Auto da Compadecida. Fizemos duas peças e eu participei das duas. Nessa história, eu fui o porco... no Auto, fui o diabo... kkkkkkk. Mas foi muito bom!
Esse livro é bem legal mesmo e nos leva a refletir sobre muitas coisas.
Beijo grande!
Eu vi esse livro na biblioteca esses dias, mas estou tãão atarefada e tãão cheia de livros pra ler que vai ter que ficar pro fim da fila :/
ResponderExcluirMas parece ser bom mesmo.
Eu já li e gostei bastante! Ele tem uma mensagem muito interessante, mas a gente tem que "ler nas entrelinhas" para enteder... O livro é muito bom, tanto que é um clássico, né.
ResponderExcluirOie Thalia!
ResponderExcluirAdoro tanto o livro quanto o filme, trata-se de uma crítica muito afiada ao comunismo e sua distorção. George Orwell é um dos meus autores favoritos^^
Leia também 1984 dele. Garanto que não se arrependerá!
bjoks
Se puder seguir ou acompannhar as postagens do meu blog ficarei muito feliz!
Dani - Por Trás das Letras
Poxa... mto boa sua resenha!!!
ResponderExcluirAdorei!!
Eu lembrei tbm da faculdade... os temas de liberdade de expressão e ditadura eram mto falados! E eu adorava dar meus palpites!!
Assim que eu tiver um tempinho vou ler!!
Beijos
Eu nunca li George Orwell, até to com 1984 aqui na filinha, mas gosto bastante dos assuntos que aborda, fiquei interessada nesse livro tb!
ResponderExcluirAcho as capas sensacionais, tão padronizada que só de olhar já sabemos que é dele hehe!
beijos
@trusinsightsnet
http://true-insights.blogspot.com/
Sempre vi esse livro pelos sites mas nunca me chamou atenção, nem sabia do que se tratava.
ResponderExcluirGostei da resenha e de saber que o tema que ele aborda tem uma critica a alguns padroes. Interessante *-*
Bjo
Sempre ouço falar desse livro, mas até agora não estava tão instigada para lê-lo... porém, sua resenha me fez despertar um interesse. Achei bem bem bacana o que ele quer nos mostrar (todos tem direito á liberdade de expressão), e acho que no fim das contas vale a pena lê-lo. Gostei.
ResponderExcluirBeijos, e volte sempre.
Fran.
Oii Thalia vim pelo skoob to passando aqui e vou seguir tah?? adorei seu blogg
ResponderExcluirbjosssssss
Me racho com a capa, o que é incrivelmente legal já que o livro parece fazer um contraste com ela. Vou ler assim que tiver tempo.
ResponderExcluirBeijo,
Julia - booksworld.co.cc